quarta-feira, 2 de junho de 2010

Porque contratar um Profissional na Construção Civil?


Imagine uma orquestra executando uma obra sem que exista uma partitura, e as partituras de cada instrumento! A música não seria a mesma. Certo? 
Então, com a sua obra, reforma ou decoração a coisa é mais ou menos a mesma. 
Nesse caso, a partitura é o Projeto. Por isso, você deve pagar pelo Projeto e solicitar ao profissional os seguintes itens.
A natureza básica da prestação de serviço é a elaboração de um projeto, composto de:

Estudo Preliminar
Fase de concepção do projeto, engloba croquis e esboço da concepção, estimativa de custos e cronograma.

Ante-Projeto
Etapa de concretização das idéias, definição dos layouts e ajustes, apresentação de planta baixa em escala e definição de tecnologias construtivas.

Projeto Executivo
Coordenação de todos os projetos complementares e definições técnicas:  projetos de hidráulica, iluminação, elétrica, acústica, marcenaria, gesso, bioclímático, etc.

Especificação
Fase de detalhamento, definição dos detalhes construtivos, acabamentos, revestimentos, mobiliário, objetos, dentre outros, orçamentos finais e memoriais descritivos.

Os honorários para a elaboração de Projetos Arquitetônicos, designer, cálculos dentre outros inerentes dentro da construção civil, são determinados por m2 ou horas trabalhadas de acordo com a necessidade do planejamento, do estágio de mercado de cada profissional ou da complexidade da intervenção. 
Em geral os preços dos projetos tem como parâmetros o uso do CUB (Custo Unitário Básico), considerado um dos principais indicadores da Construção Civil.

Acompanhamento de Obra
Na execução do Projeto o Técnico supervisiona toda a Etapa de Obra, coordenando os diversos prestadores de serviços e fornecedores. Para isso, será remunerado através de um percentual que varia entre 8% e 15% aplicados sobre o valor de todas as compras efetivadas com terceiros.

Hora Técnica
Outra possibilidade é contratar o profissional para realizar tarefas específicas que consomem determinadas horas para a sua efetivação. Por exemplo: quando profissional não é responsável pela supervisão geral da obra, mas o cliente exige um acompanhamento de determinadas etapas. Nesse caso, os honorários podem ser cobrados por hora técnica.

Consulta
Quando o Cliente não necessita de um projeto mas de uma consultoria que permita avaliar alguma situação, sugerir pequenas mudanças de layout ou acompanhamento na escolha de produtos, a remuneração pode ser feita através de Consulta.

Os preços para a Consulta variam por até no máximo duas horas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário